a Soul to Squeeze - Capítulo 6: Higher Ground
Primeiramente, eu gostaria de agradecer: Pascalle e Maria, que me deram as
informações que eu requisitei.
Em segundo lugar, gostaria de agradecer a todos os fãs do Red Hot Chili Peppers no
mundo e em particular, àqueles que estiveram comigo nessa aventura que já
vai fazer anos, ao Jason, Yvette, Michelle, Zoe a todos os meus amigos do
The Red Hot Chili Peppers Forum/Ezboard e do Forum One Hot Globe.
informações que eu requisitei.
Em segundo lugar, gostaria de agradecer a todos os fãs do Red Hot Chili Peppers no
mundo e em particular, àqueles que estiveram comigo nessa aventura que já
vai fazer anos, ao Jason, Yvette, Michelle, Zoe a todos os meus amigos do
The Red Hot Chili Peppers Forum/Ezboard e do Forum One Hot Globe.
E em último, mas não menos importante, meu editor, o grande Ardnac e Ken.
NOTA DO AUTOR:
Essa biografia é baseada principalmente nas entrevistas e nos fatos que eu li na imprensa, e na minha opinião, é realmente confiável; Eu apenas resumi as coisas que eu ouvi dele mesmo ou de suas pessoas próximas. É claro que algumas coisas podem ser imprecisas, mas nada foi inventado. Enquanto estiver lendo, você vai perceber que eu escrevi alguns diálogos entre Anthony e Flea, Anthony e Hillel, e outras pessoas. É óbvio que os diálogos foram criados por mim, porque mesmo que eu estivesse lá, eu precisaria no mínimo de um gravador para reproduzir tudo fielmente. No entanto, coloquei esses diálogos apenas para dar mais luz às histórias que todos nós conhecemos (você verá que os diálogos são inseridos naqueles pontos que nós já conhecemos da história). E essas conversas também são baseadas em fatos reais e escritas baseadas no estilo típico de expressão das pessoas envolvidas. Dave Thompson também colocou alguns diálogos baseados em sua intuição, no seu livro sobre o Red Hot Chili Peppers. Eu apenas segui o mesmo exemplo.
Penny Lane
Capítulo 6: Higher Ground
Estava agendado para a banda aparecer em um famoso programa alternativo de shows de rock da MTV, o "120 minutes" no início de setembro. Depois dos trágicos acontecimentos daquele verão, ninguém mais tinha nenhuma certeza.
"Bem, podemos tentar", disseram Anthony e Flea, "vamos procurar alguns amigos nossos e perguntar se querem tocar conosco".
Dois caras aceitaram tocar com eles na MTV, apesar de não terem deixaqdo nada claro se entrariam ou não para os Chili Peppers. O guitarrista era Duane "Blackbird" McKnight, um dos ex-companheiros de George Clinton, e o baterista era um dos refugiados dos Dead Kennedies, D.H. Peligro. Os dois eram músicos negros e tocavam um excitante funk. Algumas pessoas acreditavam, ao ver a banda negra em ação, que aquela seria a nova formação, mas depois do show, Anthony tacou água no fogo:
"Nós tinhamos um amigo que acabou de morrer", disse Anthony para um repórter da MTV, "ele não era só o guitarrista da banda, era o nosso melhor amigo na face da Terra. Encarar isso é a coisa mais difícil, mas o quão longe a nossa música for, nós queremos continuar vivendo".
Não com aquela formação. Anthony e Flea resolveram esperar mais um tempo antes das audições para guitarrista e bateirsta. Normalmente, ninguém gosta de fazer audições, nem quem está avaliando e nem quem está sendo avaliado. A coisa mais importante era tentar escrever algumas músicas novas, apesar de não terem a menor idéia de quem iria tocá-las.
Em meio a todos esses problemas, algo de bom aconteceu: no dia 16 de setembro, Flea e Loesha receberam Clara! Anthony foi nomeado padrinho e assumiu sériamente o compromisso!
Nessa mesma época, Flea continuava fazendo jams em seu porão, e aquele garoto punk o impressionava mais e mais com sua guitarra, então, Flea resolveu falar com Anthony sobre ele.
"Você tem de vir aqui ver o John", disse Flea, "ele é muito bom".
Anthony foi conhecê-lo e gostou bastante no primeiro momento. Ele era um moleque, sim, mas não era um idiota. Não era como Jack Sherman! Se ele era um grande guitarrista, Flea sabia o que fazer. E ninguém poderia ser comparado a Hillel de jeito nenhum.
"Então, o que achou?", perguntou Flea para Anthony, a respeito de John.
"Ele é muito legal!", disse Anthony empolgado, "eu toquei na bunda dele e ele não reclamou, eu fiz cóssegas e ele riu!"
"Sim, tudo bem, mas o que você achou dele tocando? Não é demais?"
"Oh, sim, ele é", disse Anthony, "muito bom mesmo!"
Flea ficou calado por um momento.
"No que você está pensando?", perguntou Anthony, acendendo um cigarro, "você quer ele na banda?"
Flea balançou a cabeça. "Não... acho que não é o caso... Ele é muito jovem, só tem 18 anos, nunca tocou em nenhuma banda. Não, não pode ser. De jeito nenhum.
Ele é bom mas não para nós."
No final de 1988, John "Greenie" Frusciante tornou-se o novo guitarrista dos Chili Peppers.
Para encontrar o substitudo de Jack Irons, a banda iniciou o processo de Greenie audições, agora assistidas também pelo jovem John. Por fim, sua escolha foi Chad Smith, um viciado em cerveja, de 1,90m de altura, vindo do centro-oeste. Chad foi para a audição sem sequer saber quem eram os Chili Peppers, e anos depois, quando foi perguntado sobre sua primeira impressão ao ver os Peppers, respondeu rindo: "Eram todos esquisitões!".
"Eu nunca imaginei que pudéssemos encontrar pessoas como Chad e John", disse Anthony am 1991 à MTV, "isso foi um presente que os Deuses da música deram ao Red Hot Chili Peppers. No momento em que precisamos, eles nos deram".
Anthony, desde quando parou de usar heroína, começou a revelar surpreendentes aspectos de sua personalidade.
"Eu sempre fui uma pessoa muito positiva", disse em 1992, "mas minha natureza foi escondida pelo uso das drogas. Quando eu perei de usá-las, esse aspecto reapareceu. Mas foi uma escolha pessoal. Eu ainda tenho amigos que usam maconha, tomam álcool, mas comigo não acontece mais, isso era muito prejudicial e estava acabando com a minha criatividade e minha saúde".
No começo de 1989, Anthony estava limpo há 6 meses. Então, era hora de voltar ao trabalho sério. O novo álbum, que deveria ter sido iniciado no dia 28 de junho de 1988, esperou pacientemente. Michael Beinhorn produziria novamente.
Beinhorn conheceu os novos Chili Peppers em fevereiro. Os caras chegaram com algumas músicas novas, e disseram que estavam querendo tocar ao vivo em alguns shows o mais cedo possível, e naquele momento, a gravação poderia esperar mais um pouco. O mais importante agora era recriar aquele sentimento fraterno na banda. Anthony e Flea sabiam muito bem que sem Hillel e Jack, nada poderia ser o mesmo, mas sabiam que uma amizade daquelas poderia se desenvolver com os novos companheiros também. E John e Chad eram dois caras bem simpáticos, que também tinham seus valores.
A primeira aventura da nova formação dos Peppers na estrada ajudou a testar o nível de amizade entre eles. Uma acusação de exposição sexual, feita por uma estudante da Universidade de Virgínia contra Anthony, com 26 anos na época. Quando Anthony soube, não acreditou. A banda estava viajando, longe do local do crime, rumo ao próximo show da turnê.
"Que diabos eu fiz a ela?", gritou Anthony.
"Aqui, ela diz que você balançou seu pênis na frente de seu rosto", disse John, lendo o jornal.
"O Que? Eu? Eu balancei o meu pênis na frente dela? Ah, isso é loucura. Vocês estavam todos lá, não estavam? Vocês me viram balançando meu pênis?"
Chad deu uma risadinha marota e não falou nada.
"Não, eu quero dizer, vocês estavam lá ou não?" Anthony foi em direção ao Flea, "Vamos, você estava bem do meu lado".
"Sim, eu estava", disse Flea, "Mas estava ocupado com alguma coisa, e não olhando para o seu pênis".
"Então, quando o juiz perguntar, o que você vai dizer?", Anthony imitou: "Estava ocupado e não olhei para seu pênis?"
"Ei, calem-se, ninguém vai nos questionar", disse John, ainda lendo o jornal, "mas só pra vocês saberem, ela não está falando em balançar o pênis, está falando em tocar".
"Ela diz que você balanõu seu pênis, ereto, em frente a seu rosto e ainda a tocou com ele", disse John, explicando: "Não fique bravo comigo, estou apenas lendo o que está escrito aqui".
Anthony estava frustrado. Não se lembrava da nada daquele tipo. Apenas se lembrava de ter tirado sua meia na frente de uma garota, apenas por alguns segundos, e agora aquela cadela estava tentando armar para cima dele!
"Droga", disse Anthony, "será a minha palavra contra a dela. E ninguém vai acreditar em mim, ela é uma estudante e eu sou um filho da mãe, com uma terrível reputação".
"Não, Anthony", disse Flea, "você é um rockstar. E sempre tem alguém tentando armar contra os malditos rockstars, de um jeito ou de outro".
O status de rockstar caiu sobre os Red Hot Chili Peppers, mesmo sem eles terem feito algo que justificasse isso. Mas agora isso tornou-se algo inegável. Seus shows lotavam onde quer que fossem, todas as revistas estavam falando sobre eles e até a MTV estava cortejando a banda, depois de tê-los ignorado por muito tempo. E isso tudo antes de sair um novo álbum!
Quando a tour acabou, os Peppers voltaram ao estúdio com Michael Bainhorn. Estavam muito empolgados.
Os shows haviam sido ótimos e a "fraternidade" estava indo muito bem. Anthony estava mais e mais entusiasmado com John Frusciante, não só como guitarrista, mas como pessoa. John tinha apenas 19 anos e conhecia muitas coisas, era um artista como Hillel e com tudo isso, Anthony não podia resistir!
Anthony e John começaram a curtir juntos também fora do estúdio. Flea, com um bebê, estava ocupado demais para ficar perdendo tempo em festas e clubes, e então, quando as sessões de gravação terminavam, Anthony procurava por John. Anthony voltou a sair pelos clubes de Hollywood todas as noites. Isso não representava risco algum: John fumava muito, é verdade, mas não era familiarixado com as drogas. "Ele liga apenas para guitarra e cigarro", disse Flea sobre John.
Anthony continuava indo regularmente para o centro de reabilitação e sessões de acupuntura. Todas as vezes que os Chili Peppers iriam tocar, seu empresário se certificava de que nenhum traficante se aproximaria do local e de Kiedis.
"Eu fiz uma promessa a Hillel em seu túmulo", disse Anthony, "que se eu algum dia for voltar a usar drogas, antes contarei para ele".
"Que diabos de promessa é essa?", perguntou Flea, "Hillel não é um repórter procurando por manchetes. E se você voltar a usar", disse Flea, "eu te darei um pé na bunda".
Mother's Milk foi lançado em agosto de 1989. O trabalho foi longo e doloroso, principalmente porque John e Michael Beinhorn se detestaram logo no começo. Mas isso não importava mais: foi um álbum esmagador, e logo começou a vender milhões de cópias por dia. Um single foi logo lançado, "Knock Me Down", e todo mundo interpretou como uma mensagem para Hillel.
Never too soon to be through
Being cool too much too soon
Too much for me too much for you
You're gonna loose in time
Don't be afraid to show your friends
That you hurt inside inside
Pain's part of life don't hide behind your false pride
It's a lie, your lie
If you see me getting mighty
If you see me getting high
Knock me down
I'm not bigger than life
Quando John ouviu aquela letra, ficou um pouco desconcentrado.
"Do que se trata?", pensou, "quer dizer que toda vez em que Anthony ficar chapado, Hillel é obrigado a descer para a Terra e trazê-lo ao normal?". Mas não disse nada, é claro. John estava nas núvens por estar tocando na banda de seus sonhos e Anthony, apesar de suas fantasias, era um cara adorável.
O clipe de Knock Me Down teve alta rotação na MTV:
Um vídeo simples mas com efeito, com a banda tocando em um quarto e Anthony parecendo estar "chapado". Em algumas cenas rápidas, pode-se perceber Angelo Moore dos Fishbones, Loesha e Clara, as quais Flea estava amando cada vez mais.
"Eu amo passar o tempo livre com minha esposa e minha filha", disse Flea para a Alternative Press, "Eu as amo muito".
Sobre que tempo livre Flea estava falando, ninguém imagina!
Mother's Milk foi apresentado à imprensa em Setembro, em uma grande festa no Hyatt Hotel, em Sunset Boulevard. O evento foi gravado pela MTV e foi ao ar no MTV News. A banda estava vobrante e aparentava estar no melhor de sua forma. Anthony estava apenas com um macacão preto e um chapéu. Flea estava curtindo a festa, com seus cabelos enrolados e clareados, e um engraçado chapéu também. Os dois novos não pareciam totalmente "novos". Anthony e John foram eintrevistados juntos.
"Ele pode ser levado embora, porque tem apenas 19 anos", disse Anthony sobre John.
"O que você tem a dizer, John?", perguntou o repórter.
"Eu não sei, não ligo", disse John, rindo, "Eu apenas me sinto muito feliz por fazer parte da melhor banda do mundo!"
Chad entrou na conversa: "E ele sente muitas cóssegas!", disse Chad, e junto com Anthony, começou a fazer cóssegas no John.
Então, Anthony apresentou Chad para a imprensa. "Chad Smith é muito alto, eletem 1,90m", disse Anthony, "quando ele senta na bateria, é como milhares de rinocerontes correndo".
Alguns dias depois, a banda partiu para a nova turnê. "Os Red Hot Chili Peppers estão prestes a explodir como um vulcão sexual!", disse Anthony, novamente na MTV. Ao lado dele, sua namorada, cujo filme novo estava no top dos mais vendidos da semana. Aquela foi provavelmente a última vez que Ione Skye apareceu em público junto com Anthony.
O fato era que Ione Skye não só estava cansada de ter um namorado que nunca parava em casa; agora ela estava apaixonada também. Ela se sentia um pouco envergonhada, porque Adam Horowitz colega de Anthony, de alguma maneira, um amigo.
Adam (AKA Ad Rock) era o líder dos Beastie Boys, banda de rappers brancos de New York, que na época, estava competindo com os Chili Peppers no topo das paradas americanas.
Tirando isso, Adam não tinha mais nada em comum com Anthony. Primeiro, Adam Horowitz parecia em garoto de escolas de ensino médio. Cabelo curto, boné de baseball, rosto de criança e visual de skatista. Adorava maconha, mas nunca tinha usado heroína. Adam era bem mais novo que Anthony e Ione Skye o sentia perto dela tanto pela idade quanto por afinidade. Adam podia fazê-la rir bastante, ao contrário de Anthony. Adam era... bem, quando uma pessoa se apaixona, nunca pergunte o motivo!
Ione não podia falar com Anthony sobre sua nova paixão, pelo menos porenquanto. Primeiro porque Anthony estava sempre com a banda. E também, Ione não podia negar, estava com medo. Apesar de tudo, ela sabia que Anthony a amava muito. E apesar de ter passado mais de um ano longe das frogas, Anthony sempre esteve à beira de uma recaída. Um golpe como esse poderia colocá-lo de novo no mundo das drogas. Ione tinha um grande peso nas costas!
"Mas isso não está certo", pensou, "Eu tenho 19 anos, não posso ser uma mãe de um cara de 27, tão imaturo que não pode caminhar com seus próprios pés".Então, o namoro continuou em segredo por alguns meses, mas no final do ano, Ione contou tudo para Anthony. A banda ainda estava em turnê, mas eles haviam voltado para casa, por causa dos feriados de Natal. Anthony não recebeu a notícia como uma tragédia. Apenas se sentiu um profundo idiota. E não culpou Adam Horowitz, o garoto estava certo. Não, Ione podia parar de se preocupar, ele não ia comprar drogas. Seria preciso muito mais que uma garota, para fazê-lo voltar. Ione podia ficar com Adam agora, Anthony continuaria o mesmo.
Droga.
No dia seguinte, os Red Hot Chili Peppers tocaram em São Francisco, e Anthony,pulava tanto, que acabou caindo no chão, torcendo os lihamentos de seu tornozelo direito.
"Aqui vamos nós denovo", disse Flea, "você está exagerando". "Droga", gritou Anthony, "eu só caí".
"Como você pode pensar que vai se dar bem com esse truque? Quem você pensa que é? Sergei Bubka?"
"Eu já fiz isso muitas vezes", disse Anthony, machucado, "E eu não sou tão idiota a ponto de quebrar minha perna só para fazer uma garota voltar pra mim".
"Hum, então realmente acabou?", perguntou Flea.
"Claro que sim", disse Anthony, "Acabou e eu estou feliz com isso."
O show seguinte foi na Long Beach Arena, no dia 30 de dezembro, e foi transformado em um home vídeo, o "Psychedelik Sex Funk Live From Heaven". Foi um grande show.
Anthony estava cansado e triste, com doires na perna, e no final, ainda cortou a mão, mas concordou com Lindy Goetz, "um grande show". John ficou tão excitado com o show, que teve uma ereção e sua meia caiu na frente de todos.
A tour continuava e outro single foi lançado, uma cover de um hit do ano de 1973, "Higher Ground", do Stevie Wonder.
A MTV exibiu ovídeoexaustivamente, mas para a os garotos e garotas que ficavam extasiados com os Chili Pepeprs nunca era o bastante. Durante alguns shoes no Canadá, Flea e Anthony foram entrevistados pelo canal de TV "Much Music". Anthony "explicou" como surgiu a idéia de gravarem Higher Ground, falando palhaçadas em parar:
"Stevie Wonder me ligava todos os dias", disse Anthony, "me implorando para que fizéssemus uma cover de Higher Ground. Eu disse, Stevie, não enche, não tenho tempo pra fazer cover de sua música, eu tenho minhas próprias músicas pra me preocupar. Mas depois que ele me ofereceu uma boa quantia em dinheiro, fui obrigado a aceitar".
Flea, sentado a seu lado, estava debochando.
É claro que ninguém achou que Anthony estava falando sério.
Era início de 1990 e os Red Hot Chili Peppers haviam estourado como um vulcão sexual. Depois de sete anos e muitos problemas, a banda estava finalmente no topo. As capas de todas as revistas relacionadas à música em todo o mundo estampavam o rosto de Anthnoy ou o louco do Flea. Mother's Milk havia vendido 500.000 cópias, dando à banda o primeiro disco de ouro da carreira. Estavam na MTV pratricamente todos os dias. Então, tudo estava ótimo? Não exatamente. Agora era Flea que estava enfrentando problemas. Seu casamento estava desmoronando e ele se recusava a aceitar. Loesha Balzary cresceu, agora era uma mulher. Ela e Flea nunca estavam juntos e Loesha não estava gostando nem um pouco daquilo. Nunca se apaixone por rockstars.
Não estava na hora de tomar nenhuma decisão: em fevereiro a banda ia voltar para a Europa. Eles estavam confirmados para tocar na Inglaterra, Holanda e Alemanha. Na Inglaterra, eles estavam realmente dispostos a tentar fazer aquelas pessoas frias ficarem malucas. Eles foram para o Jonathan Ross Show e Anthony deixou o público local totalmente louco, primeiro, pulando em sua cadeira e depois andando semi nú no meio da multidão. Flea tocou Higher Ground de cabeça para baixo, com os pés amarrados em um cabo. Os britânicos os detestaram no começo. A velha "ferrugem" entre os britânicos e os Chili Peppers começou a vir à tona novamente. "Quando nós viemos para a Inglaterra pela primeira vez", disse Anthony para a revista inglesa Kerrang!, "nós tocamos no Dingwalls para 47 pessoas. Nós sempre tivemos essa coisa de anti-britânicos. Nós nos divertimos fazendo vocês ficarem com raiva. Britânicos sempre parecem nos levar muito a sério e nós nos divertimos com isso".
Falando para um repórter da New Musical Express, que os entrevistou em Amsterdã, Flea gritou: "DANEM-SE OS PET SHOP BOYS!". O repórter, Jack Barron, ficou impressionado com o pensamento da banda, e escreveu em sua matéria. "Os Red Hot Chili Peppers são a última conexão soul de Hollywood. Nos próximos anos, serão venerados. E se você quiser ignorá-los, eles dirão: dane-se, cara".
A segunta parte da entrevista foi realizada no laboratório de Hanky Panky. Anthony tinha uma velha promessa, de 2 anos, e voltou ao laboratório para revisar e retocar seu totem. Mas o laboratório de Hanky Panky fazia Anthony trazer de volta uma cascata de memórias, fortes e dolorosas: na primeira vez em que a banda esteve lá, Hillel ainda estava vivo, limpo e feliz. Talvez em função disso, ou porque dessa vez os furos em suas costas estivessem doendo mais do que na primeira vez, Anthony não estava explosivo e irreverente na entrevista, como de costume, e só falou praticamente sobre Hillel. O repórter também escreveu isso. "Antwan parecia muito sério", escreveu, "não era aquele mesmo cara que atravessou a Abbey Road, sorridente e com uma meia no pênis.
"Quando Hillel morreu, foi como se uma parte de minha alma tivesse sido arrancada. Foi como se meu coração tivesse sido dividido em dois e eu tivesse de seguir em frente com apenas uma metade dele", disse Anthony.
Quando estava sozinho em casa ou em algum quarto de hotel, Anthony pensava muito em Hillel. Podiam conversar, como se ele estivesse ali também. "Hillel é a pessoa que está mais próxima a mim, em toda a minha vida", disse, "e eu acho que isso nunca vai acontecer em minha vida com mais ninguém, não acredito que aconteça mais de uma vez na mesma vida, de ficar tão próximo assim com alguém".
Os caras foram para a Alemanha e Anthony não podia se esquecer de visitar sua antiga paixão, Nina Hagen, qua agora morava em sua terra natal, e no dia seguinte, partiram para o Japão. Um show esmagador em Kawasaki ainda está na memória de alguns fãs japoneses e certamente, de uma garota da platéia, que estava com raiva a noite inteira, até que Anthony, do palco, falou para ela: "Você está com raiva? Sabe o que eu faço quando estou com raiva?". Então, colocou a mão dentro da calça e disse: "Eu coloco minha mão aqui e o levanto". A garota sorriu.
Depois de outros shows no Japão, a banda voltou para Los Angeles. A esposa de Flea pediu divórcio. Anthony decidiu que tinha de ficar perto de seu melhor amigo, que havia terminado seu casamento de maneira terrível. Flea ficava caído em sua casa, afogando a cama em lágrimas. Ele podia abandonar tudo, voltar para a Austrália e começar uma nova vida com os aborígenes. O novo single, tirado do Mother's Milk, era 'Taste The Pain", e toda vez que Flea tocava, pensava em sua condição. Anthony escreveu a música enquanto estava se "purificanto", no México, depois da morte de Hillel, mas Flea se identificou tanto com a música naquele momento de sua vida, que sempre que tocava, começava a chorar novamente.
Naquele momento, Anthony começara um novo relacionamento, com uma modelo de 18
anos, chamada Carmen Hawke. "Eu a amo",
disse Anthony para a Kerrang!, em abril, "Ela é o maior gênio sexual que já conheci".
Esse foi o primeiro de uma longa série de curtas relações que Anthony teve durante os anos da explosão dos Peppers, com modelos, atrizes e até rockstars, que durou até o final de 1993.
"Eu não tinha uma relação séria, ou longa com uma única mulher", disse Anthony mais tarde.
Chegou o verão, e a banda começou a pensar em escrever novas músicas para seu próximo álbum. Mas havia algo de estranho. Durante as últimas jams, finalmente ficou claro para todos que John Frusciante havia desenvolvido um monstruoso talento musical. Anthony, Flea e Chad ouviam suas idéias e paravam boquiabertos. O ex- Greenie era incrível e a música que fazia era absolutamente extraordinária.
"Se nós formos usar todas as idéias do John, um álbum triplo não será o bastante", disse Anthony para Flea enquanto voltavam do estúdio para casa.
Flea concordou: "Nós precisamos começar a considerar um álbum duplo". Na nova era de CDs, falar sobre um álbum singular, duplo ou triplo era sensato, apesar de que um simples álbum, com um número de músicas que completassem o limite de espaço disponível (74 mins), poderia ser considerado como duplo.
Flea e Anthony pararam silenciosamente por um momento. Mother's Milk vendeu muito, é verdade, mas se tivesse sido promovido um pouco melhor, não poderia vender ainda mais?
E agora, vão cometer o mesmo erro? Colocar suas maravilhosas músicas, que ainda nem nasceram, nas mãos de uma gravadora incapaz de fazer uma boa promoção? Logo, Anthony pensou: "EMI não se importa conosco".
"Eu diria que eles nos ignoram totalmente", corrigiu Flea, "Você se lembra de Behind The Sun? Agora eles querem lançá-la, 3 anos depois!"
Em 1987, os Chili Peppers insistiram por um longo tempo para que a gravadora lançasse Behind The Sun como segundo single do Uplift, mas a EMI sempre disse NÃO. Agora, na onde do sucesso mundial, eles começaram a reconsiderar a idéia de lançar a música.
"Estúpidos filhos-da-mãe", disse Anthony "Danem-se!", concordou Flea.
Eles então decidiram que deveriam falar com Lindy Goetz sobre a possibilidade de deixarem a EMI. No contrato, eles deveriam lançar 7 álbuns e eles apenas haviam lançado 4, mas talvez existisse alguma saída. Isso era de importância legal, os garotos não queria colocar o nariz naquilo. Tudo o que eles sabiam naquele momento era que não podiam mais ficar em uma gravadora como aquela.
Naqueles dias, apenas para fazer algo diferente, Anthony aceitou fazer um pequeno papel em um filme de ação e surf, chamado "Point Break" (Caçadores de Emoção aqui no Brasil). O cebeleireiro do set olhou para ele, e eortou seus longos e bonitos cabelos castanhos, fazendo um tipo de "longo moicano".
O Personagem de Anthony chamava-se "Tone"; era um surfista nazi-punk, que costumava agir com violência, chutando qualquer um que fosse surfar na sua área, mas apanha muito de Patrick Swayze (um dos principais do filme) e dá um tiro no próprio pé, quando um policial vai em sua casa prendê-lo.
Na realidade, Anthony adora surfar, mas não é tão bom, como muitas pessoas imaginam. Ele foi visto várias vezes, quebrando em baixo das ondas em Hermosa Beach ou Huntington Beach, e até Flea (talvez o único Pepper que sabe surfar), falou das habilidades de seu amigo com a prancha: "Ele é muito ruim!".
O outro ator do filme, também um dos principais, Keanu Reeves, tinha virado amigo dos Chili Peppers recentemente, assim como Johnny Deep e River Phoenix (Reeves e Phoenix atuaram com Flea no filme "My own private Idaho"). Anthony tinha voltado a curtir as festas de Hollywood, aparecendo em pré estréias de filmes e clubes da moda, clubes onde a cocaína, o álcool e outras drogas fluiam como água. River Phoenix mesmo, apesar de sua reputação de natural, garoto limpo, na realidade consumia cocaína e drogas pesadas.
Então, Anthony cairia no vício novamente?
"Não", continuava dizendo, "ficarei limpo para sempre".
As coisas estavam indo bem para ele naquele momento. A banda estava crescendo mais e mais, e apesar de não ter uma namorada, sua vida sexual estava ótima. Para que ele voltaria para aquela vida de angústia, pânico, terror, incerteza, sem ter motivos? Enquanto estava na cama, pensando em Hillel, se entristecia profundamente, tinha falta de ar, chorava desesperadamente e por muito tempo.
Well I'm cryin'
Now my lovely man
Yes I'm cryin'
Now and noone can
Ever fill the
The hole you left my man
I'll see you later
My lovely man if I can
Escrever o ajudava bastante, como sempre. Os Chili Peppers estavam compondo as músicas do novo álbum e aqueles momentos eram altamente inspiradores. Sempre que Anthony se sentia sozinho, sua mente costumava voltar aos velhos dias, quando era apenas um pobre viciado em heroína, indo nos guetos, procurando por mais drogas, naquelas infames tardes, quando quando ia para debaixo da ponte com seu amigo mexicano Mario.
"Minha vida é um saco", disse Anthony, "bas ainda é um milhão de vezes melhor agora do que quando eu era um drogado".
Lindy Goetz e o advogado da banda, Eric Greenspan, conseguiram tirá-los daquele contrato com a EMI. Agora era a hora de escolher a outra gravadora, na qual depesitariam sua fé e esperança. Ofertas estavam aparecendo de todos os lados, é claro. Os garotos não eram bons nos negócios, e então, deixaram tudo nas mãos do empresário, ele decidiria pela banda.No último momento, a vitória foi para a Warner Bros, que assinou com a nova jóia do rock'n roll pela modesta quantia de 10 milhões de dólares.
Durante os encontros entre o empresário e os executivos das gravadoras, um rosto familiar apareceu. Rick Rubin, "aquele barbudo", também fez sua proposta, ou talvez, a proposta de sua gravadora "Def Jam", para assinar com os Chili Peppers. Rubin não tinha esquecido da sensação ruim que os caras haviam lhe passado em 1987, mas ouviu de várias fontes que os Chili Peppers estavam mudados, estavam com nova formação e nenhum deles usava drogas. Rubin fez sua oferta, mas é claro que sua pequena gravadora não poderia competir com uma gigante como a Warner.
"Isso é uma vergonha", disse Goetz a ele, "Você poderia ser o produtor ideal para
esses caras". Rick Rubin disse que pensaria no assunto e deixou o número de seu telefone com o empresário.
Alguns dias depois, os Red Hot Chili Peppers assinaram um contrato com a Warner Bros e um berlo cheque caiu sobre suas cabeças.
"Muito bom!", pensou Anthony, "É hora de procurar uma nova casa!".
A casa que conquistou Anthony era em Hollywood Hills, bem perto da letra "D", do famoso sinal HOLLYWOOD, na colina. De uma das varandas do terraço, uma vista fenomenal do parque James Dean, Griffith Park, que sob a luz da lua, tirava o ar de alguns visitantes. Na frente da gasa, um grande jardim e uma piscina. Era a casa perfeita para o rockstar perfeito. Anthony comprou a casa no final de 1990 e mudou-se para lá, com suas gravações, vídeos, libros, pinturas, roupas e comidas naturais no início de 1991. A casa era chamada por alguns anônimos de "The White Bauhaus". Tudo era branco: os tapetes, a mobília, as paredes.
Os únicos pontos coloridos eram os quadros de Robert Williams, a lareira, com a forma de uma mulher nua e vidros roxos. No quarto, um anjo com um sorriso sereno no teto. "Cuida das pessoas que dormem sob ela", disse Anthony para a Rolling Stone.
Ele estava tão apaixonado por sua nova casa, que todas as visitas tinham de tirar os sapatos antes de pisar nos carpetes brancos da mansão!
FIM DO CAPÍTULO 6
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário